domingo, 6 de novembro de 2011

Mulheres que marcaram época:

Mulheres que marcaram época:


A cada semana vou publicar a historia de mulheres que
marcou sua época,que lutaram contra o machismo,que
revolucionol e que deixando um legado de coragem.

aPatrícia Rehder Galvão, conhecida pelo pseudônimo de Pagu;
Foi uma escritora e jornalista brasileira,teve grande destaque no movimento modernista iniciado em  1922, embora não tivesse participado da semana de arte moderna porque, na época, contava apenas com onze anos de idade.(porem era considerada a musa do movimento) foi uma militante  comunista, foi a primeira mulher presa no Brasil por motivações políticas.
Pagu era uma mulher avançada para os padrões da época, pois cometia algumas “extravagâncias” como fumar na rua, usar blusas transparentes, manter os cabelos bem cortados e eriçados e dizer palavrões. Ela não queria saber o que pensavam dela, tinha muitos namorados e causava polémica na sociedade. Esse comportamento não era nada compatível com sua origem familiar, porque provinha de uma tradicional família e muito conservadora.
Sob a influência de Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral se integra ao movimento antropofágico, de cunho modernista(18 anos,) Em 1930, um escândalo para a sociedade conservadora de então:
 Oswald separa-se de Tarsila e casa-se com Pagu.( Especula-se que eles eram amantes desde a época que Oswald era casado)Em 1935 é presa em Paris como comunista estrangeira, com identidade falsa, e é repatriada para o Brasil. Separa-se definitivamente de Oswald, por conta de muitas brigas e ciúmes. Ela retoma sua atividade jornalística, mas é novamente presa e torturada pelas forças da Ditadura, ficando na cadeia por cinco anos. Nesses cinco anos, seu filho é criado por Oswald.
Em 1941 viaja à China e obtém as primeiras sementes de soja que foram introduzidas no Brasil.


3 comentários:

  1. Estou sentindo saudades quando entrar aqui receba meu carinho.
    Um feliz Domingo beijos no coração.
    Evanir..

    ResponderExcluir
  2. Venho juntar ao teu vento a brisa das minhas palavras... gostei de te ler!

    Beijos!
    AL

    ResponderExcluir

Seus ventos são muito bem vindo
ao meu recanto!